quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Logos e Rhema

A partir de hoje, através de um direcionamento que recebi ontem quando ainda estava no ônibus vindo para Eunápolis - BA, o blog se chamará Rhema. Creio que esta é uma direção clara do Espírito para este espaço, tendo em vista que 'rhema' é (em linhas gerais) a palavra revelada de Deus para o homem através do Espírito Santo em uma situação específica. David Yonggi Cho diz o seguinte: "Rhema procede de Logos. Logos é como o tanque de Betesda. Você pode ouvir a Palavra de Deus e pode estudar a Bíblia, mas somente quando o Espírito Santo vem e aviva uma passagem ou passagens da Escritura ao seu coração, queimando-as em sua alma e dando-lhe a conhecer como aplicá-las diretamente à sua situação específica é que Logos se transforma em Rhema."
Espero que este blog sempre produza uma palavra "rhema" de Deus para a sua vida!

Seja abençoado, em nome de Jesus!
Com amor,
Ciro.

*Segue um texto que trará um entendimento maior sobre o significado da palavra 'rhema'.


Logos e Rhema

Em grego, o idioma em que se escreveu o Novo Testamento, existem dois vocábulos que se traduziram ao espanhol como “palavra”. Um é ‘logos’, e o outro é ‘rhema’. Embora o significado geral é “palavra”, em grego os dois vocábulos mencionados têm matizes diferentes, que o vocábulo espanhol não reflete.
  • ’Logos’ é a Palavra de Deus que foi dita uma vez. ‘Rhema‘ é a Palavra que foi dita pela segunda vez. A Bíblia inteira é a Palavra (logos) de Deus. É o que Deus já falou na história, é a palavra de verdade, uma revelação completa, cabal, da vontade de Deus para o homem.
  • Mas a Bíblia não é a ‘rhema’ de Deus, porque a ‘rhema‘ é o que Deus nos fala pela segunda vez, por meio do Espírito Santo, em forma específica ao nosso coração. O ‘logos’ é a Palavra objetiva; ao contrário a ‘rhema’ é a Palavra subjetiva. Quando María recebeu a visita do anjo, lhe trouxe a ‘rhema’ de Deus. Por isso María pôde dizer: “Faça-se comigo conforme a sua palavra” (’rhema’) (Lc. 1:38). Deus tinha falado a ela especificamente.
  • A ‘rhema’ de Deus não é independente do ‘logos’, pois se apóia nele. Quando Deus nos fala de maneira específica, o Espírito Santo usará o ‘logos’ para fazê-lo, e o fará aplicando-o à nossa situação presente. Um fragmento do ‘logos’ se transformará em ‘rhema’ para nós, e suprirá nossa necessidade. Quando o Senhor respondeu a Satanás no deserto disse: “Não só de pão viverá o homem, mas também de toda palavra (’rhema’) que sai da boca de Deus” (MT. 4:4). O Senhor tinha recebido a ‘rhema’ de Deus, esse era seu alimento, portanto não precisava converter as pedras em pão.
  • São as ‘rhemas’ de Deus os que nos alentam, exortam-nos, edificam-nos. São as respostas de Deus, procedentes de sua Palavra, que nos enchem o coração de certeza, gozo e paz.
  • Como a igreja é purificada hoje das impurezas do mundo? “Pela lavagem da água pela palavra” (’rhema’) (Ef.5:26). Que importante é! Quanto necessitamos das ‘rhemas’ de Deus!
  • Agora, como obter estes ‘rhemas’? Primeiro, devemos estar muito familiarizados com o ‘logos’. Temos que encher nossa mente e nosso coração com a Bíblia; assim, o Espírito Santo terá muito o que lançar mão para nos falar em situações determinadas. O Espírito Santo tomará a letra da Palavra (o ‘logos’) e a transformará em espírito, pois a Palavra (a ‘rhema’) é espírito e vida, é a Palavra viva de Deus.
Se nos abrirmos a Palavra de Deus (o ‘logos’), para que abunde em nosso coração, as rhemas abundarão também em nossa vida, e assim a Palavra de Deus paulatinamente se irá encarnando em nós. Quer dizer, iremos sendo transformados na mesma imagem de nosso Senhor Jesus Cristo. Para concluir a “rhema” é a revelação dada pelo Espírito Santo de Deus; àquilo que transcende a Palavra escrita.

Fonte: andrekerigma.wordpress.com/estudos/entendendo-a-rhema/

9 comentários:

Unknown disse...

Que este espaço seja mesmo um canal de bençãos para as nossas vidas!
Te amo,amorzinho!
Um beijão

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Amado, isto de Palavra Rhema, é fundamental. Tem épocas, dependendo do clima, que Jesus fala comigo ainda dormindo.Levanto correndo e vou escrever. Se não anoto na hra perco tudo.São frass que na hora não compreendo, mas depois fica tudo muito claro ( rsrsrsrs).

Já ouvi: " Sendo Isca onde meu Salvador é Vital!"

Eu acho que este blog é vital!!!hehehe

armando disse...

rsrsrsr muito legal o login : jumentinha, so nao sei se o Criador iria gostar de que sua criatura se rebaixasse a uma criaçao infinitamente inferior rsrsrs mas ta valendo rsrsrsr

Unknown disse...

Olá, Graça e paz!

Vc já deve ter ouvido falar no Centro de Treinamento Rhema Brasil, né? Sou aluna da turma pioneira de Vitória! Essa palavra promove a verdadeira mudança em nossas vidas!

Dê uma olhada no site:
www.rhema.org.br

Muito bom seu espaço...

neraldo santana disse...

ola caro irmao Ciro, a paz do sr! quero em primeiro lugar lhe parabenisar por este blog o qual eu gostei muito, inclusive do conteudo referente a palavra rhema,pois gosto muito de coisas assim profundas de Deus. quero deixar 1 forte abraco para te. a paz do sr!

Unknown disse...

Olá meu caro! Incentivo sua iniciativa de ter um blog e escrever seus pensamentos. Afinal, vivemos em uma democracia. Porém, a sua interpretação destas duas palavras não tem sustentação quando analisada exegeticamente. As páalavras referidas pelo irmão são sinônimas. Não existe esse negócio de palavra revelada pelo Espírito de Deus e outra da palavra escrita. Analise cuidadosamente o texto de 1Pe 1:23-25 no grego e verás que sua conclusão está equivocada.

Fica na paz!

Anônimo disse...

Caro, Marco Antônio; você que é um homem inteligente, deveria saber que isto quem diz é a igreja, que tem dois mil anos de experiência e vivencia do LOGOS e do RHEMA de DEUS,portanto quando não compreedemos uma explicação, precisamos dobrar os joelhos e pedir que o próprio espirito santo venha nos revelar o que não entendemos!para que isto aconteça,é necessário que você de a abertura compieta de seu coração. fica na paz de JESUS e no amor de Maria, amém?

coral novo caminho disse...

Amigo Deus tem dua palavras, uma pra vc e outra pra todo mundo, pensamento meio estranho de exclusividade que nao tem na biblia, o evangelio e simples, Deus esta falando o tempo todo a gente que nao tem ouvidos para ouvi-lo, fe rhema a furada do kenneth que morreu doente, pq ele nao determinou q a doenca saisse, deu errado ne verdade, fala do amor de Deus e isso q a humanidade precisa e nao de fe rhema

PENIEL DOURADO disse...

Muito bom pastor.
sou missionário na Bolivia e estava apoveitando daquilo que o Senhor Jesus te tem dado..
também temos um blog..
quando puder acesse..
um grande abraco

www.pastorpeniel.wordpress.com

PASTOR PENIEL NOGUEIRA DOURADO